Hoje faz anos uma das pessoas mais importantes da minha vida, a minha querida avó, é daquelas pessoas por quem os anos passam mas parece que não passam! Tem aquela sensibilidade em relação a tudo, algo que muitos de nós nunca teremos. Tem aquele saber, aquela sabedoria, mesmo nunca tendo estudado, mas que a vida lhe deu. Tem sempre aquela alegria no rosto e na voz, mesmo que às vezes o coração não a tenha. Dá aquele conselho ou aquela palavra no momento certo e que encaixa sempre.
Hoje devido à distância não vamos estar com ela, mas já falta pouco para estarmos juntos, como ela diz, quando falamos ao telefone, estamos longe da vista mas bem pertinho do coração. E está quase, quase a estarmos bem pertinho fisicamente, já tenho a bagagem preparada e é só mais um dia, lá vamos nós ter com ela.
Neste dia só peço para ela saúde, e estar mais uns bons anos conosco.
Engane-se quem pensar que neste post vai encontrar uma dissertação existencial sobre qualquer assunto super importante para a humanidade, que às vezes até não interessa a ninguém, porque não tem nada a ver e já vão perceber.
O meu R. anda no 3.º ano, na escola pública e como tal após o horário letivo tem as famosas AEC's, que supostamente são atividades de enriquecimento curricular. Ele tem ginástica (ai desculpem, atividade física e desportiva) e artes plásticas (ou melhor, atividade lúdica e expressiva), nomes mais pomposos para enriquecer o currículo da maltinha.
Depois disso, (como ninguém o mandou arranjar pais que trabalham longe de casa e que tem horários a cumprir) vai dar um saltinho ao CAF, que no meu tempo se chamava ATL, (mas nos dias que correm não pensem em chamar ATL ao CAF pois as senhoras que lá trabalham ficam a olhar para vocês e a pensar "D'onde é que esta saiu" (falo por experiência própria, acreditem).
A minha C., que tem a mesma mãe e o mesmo pai que o irmão, mas frequenta o pré-escolar, também tem que ficar na escola após as 15h15, que é quando acaba o horário letivo, e é despachada para as AAAF's (já agora nunca se baralhem e chamem CAF às AAAF ou vice versa, ou levam com o tal olhar......quem avisa amigo é)!!
Acontece que durante o período do CAF/AAAF eles não fazem grande coisa, pelo menos na escola dos meus miúdos, até já sugeri à associação de pais para se arranjar umas atividades extra-curriculares (pagas, claro, que ninguém dá nada a ninguém) mas lembram-se do olhar que as senhoras fizeram uns parágrafos acima... igual!!!
À dias em conversa com uma colega de trabalho, vim a descobrir que na escola da sua filha, escola pública, onde ela frequenta as AAAF, há uma vasta oferta de atividades para os entreter nesse período, entre elas... imaginem.... FILOSOFIA... é verdade.... FILOSOFIA!!! Crianças de 3 a 5 anos a filosofar, vá é só 1 hora de 15 em 15 dias, não vá os miúdos começarem a filosofar em demasia e depois ninguém os aguenta!!
Com o começo das aulas e das atividades extra-curriculares, há dias na semana que me sinto uma verdadeira mãe Uber que tem como principal função fazer as deslocações dos seus filhos, acho até que se devia criar um dístico... TVDE mummy license... e quem possuir tal certificado deveria ter prioridade na estrada e lugares reservados para largar e apanhar "passageiros"... não era???
Isto de ser mãe tem muito que se lhe diga! Todos sabemos que quando eles nascem não trazem manual, temos que nos ir adaptando, crescendo juntos.
Quando parece que as coisas começam a ser mais lineares, aparece qualquer coisa no caminho que muda todo o registo e temos que nos reinventar.
Às vezes é duro, muita vezes duríssimo, contudo, é o amor que temos por eles que nos ajuda a crescer e a melhorar!!
E eles vão crescendo connosco, e quando olhamos para eles e conseguimos ver um pouco de nós, nas suas atitudes, nas suas palavras, nas suas crenças, pensamos que talvez até esteja a correr bem!
Apesar de darem muito trabalhinho (como diz a minha avó), eles são uma versão melhorada de nós, e é nisso que temos que nos agarram... mesmo quando não nos deixam dormir e nos obrigam a ser verdadeiras zombies!!
"Segredo melhor guardado é o que a ninguém é revelado."
Já diz o ditado e é bem verdade, fiz uma revelação à minha C. sobre um bebé que virá a caminho, não lá para casa mas para casa de alguém de quem ela gosta muito, contudo disse-lhe para ela não contar a ninguém pois ainda poucos sabiam.
E adivinhem... a malandra foi logo ter com a futura mamã e perguntou "vais ter um bebé?"... upsss... lá se foi o "segredo"!!
Se é verdade que os feriados é uma excelente oportunidade para fazer umas pontes e usufruir de uma bela semana de descanso, sem gastar muitos dias de férias, também é uma oportunidade para quem trabalha, é verdade, é como quem trabalha em Agosto, sabem?!
É sair de casa à mesma hora... e chegar a horas ao trabalho,
Ou sair mais tarde de casa... e chegar a horas ao trabalho,
É não ficar parado no trânsito... e chegar a horas ao trabalho,
E é ter só metade das pessoas a chatear-nos no trabalho!!
Venham mais feriados, ou a semana de quatro dias (já estou por tudo)!!
A semana passada ficou marcada pela ida da maltinha lá de casa ao dentista.
Já aqui contei a experiência da minha C., quanto ao meu R. teve a sua consulta na passada sexta-feira e foi completamente diferente da irmã.
A última fez que o R. foi ao dentista foi para tirar um dente e tudo correu às mil maravilhas, devia ter uns 7 anitos e portou-se super bem, já desta vez, e cerca de um ano depois, íamos fazer uma limpeza, mas o R. estava irreconhecível, mal entrou no consultório, desceu nele tamanho medo que não parava de falar (e ele é tão mas tão tímido), ele questionava o que era isto, o que era aquilo e para que servia isto, e aquilo... e "aí eu já não quero", "o que é que me vão fazer", e a levantar-se da cadeira para fugir.... aí, um filme, eu já nem sabia bem se me devia rir tal era o desassossego que para ali ia.
No final, quando a dentista acabou, ele abre a boca e começou a contar os dentes... ufa estão todos... e ficou muito mais descansado...
Eu começo a acreditar que enquanto nós adultos vemos o dentista como um profissional médico habilitado, os mais pequenos veem-no como o capitão gancho pronto para atacar...
Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.
Confessem lá (mães e pais deste Mundo) que no dia mundial do sono deveria ficar instituído, por decreto, o direito a 8 horas de sono seguidas... era não era!! Vá 7 horitas já era bem bom!!
Ontem foi dia da C. fazer a primeira visita ao dentista... ela estava tão entusiasmada, mas tão entusiasmada... (parecia a mãe que fica com pele de galinha só de ouvir o barulho da broca).
Mas a minha C. não... estava mesmo feliz... já é uma crescida... por ela a dentista até podia ter arrancado um dente, era da maneira que a fada aparecia lá por casa.
A minha dentista é uma querida (até para mim que já sou adulta... que vergonha... tem muita paciência), levou a C. numa voltinha de carrossel (como ela chamou à cadeira)... subia, descia, inclinava para cima, inclinava para baixo... a miúda fartou-se de rir!!
Já a limpeza... vá, não foi tão divertido (segundo a C.)... mas pronto... correu bem e no fim teve direito a brinquedo e à medalha de mérito: "assim já quero voltar mamã"... vais voltar filha... vais voltar!!
Algumas imagens utilizadas no Blog não são da minha autoria e podem não estar devidamente identificadas. Caso alguma esteja protegida por copyright, agradeço que me contactem, para que tome as devidas providências. Obrigada!!!
mamasilvestre@sapo.pt