Keep calm... ele está a deixar a fralda...
Quando o R. nasceu a minha avozinha sabiamente disse que no crescimento de uma criança estamos sempre apressados para vê-los a atingir uma nova etapa.
Quando se colocam direitos, já só pensamos em os ver sentados, quando se sentam já só queremos que gatinhem, quando gatinham já estamos ansiosos para os ver a andar, depois correr, depois falar... ufa... acabamos por nem aproveitar e valorizar a etapa que acabaram de atingir!
Acredito que a pressa é inimiga da perfeição por isso tenham calma e vamos aproveitar todos os momentos!!!
Há muita pressão sobre os Pais de primeira viagem, eu notei isso logo quando engravidei... todos têm alguma coisa a dizer, quer seja durante a gravidez, quer seja nos primeiros anos de vida de uma criança... no meu caso cheguei a ter conversas surreais com várias pessoas que tinham sempre alguma coisa a dizer sobre determinada situação.
Com o passar do tempo já aprendi a filtrar o que me dizem e neste momento acredito que aproveito muito mais o crescimento do meu filho... sem ansiedades desnecessárias!
O processo do R. deixar a fralda começou com muita calma, em casa deixando-o a vontade e criando brincadeiras à volta deste assunto... este processo demora sempre o seu tempo mas noto que de um dia para o outro ficou muito mais autónomo... de um momento para o outro já não precisa de fralda numa deslocação de automóvel, numa saída, pois é ele próprio que tem o cuidado de nos informar que precisa de ir a casinha!
Mais uma etapa que o R. atingiu e que me deixa cheia de orgulho :)
Para os pais que estão nesta situação, aconselho a terem muita calma e não se preocupem com os comentários de pais que dizem ter filhos prodígios que com a idade dos nossos já tinham deixado à muito tempo a fralda... pois o mais certo é não ser totalmente verdade... não se esqueçam que cada criança tem o seu ritmo e que devemos respeitar acima de tudo o seu desenvolvimento.
Até já!